Carga Horária do Curso

10 horas

Local do Curso

Rua Marechal Deodoro, 423, Campinas. São Paulo.

Próximas turmas

Entre com Contato com a FRRB

(19) 3734-3122 / (19) 3734-3196/ Whatsapp (19) 98611-6764
E-MAIL: [email protected]

Sobre o Curso

Sobre o Curso

A Cirurgia Minimamente Invasiva envolve técnicas como, a cirurgia laparoscópica e a robótica e, através delas, graças à evolução da tecnologia, é possível um procedimento com menor trauma cirúrgico, possibilitando recuperação mais rápida do paciente e retorno às suas atividades cotidianas em menor tempo em comparação à cirurgia aberta.

A laparoscopia já é uma técnica amplamente disponível e exige treinamento e conhecimento técnico específico.

O Curso Introdutório em Cirurgia Laparoscópica, foi criado para dar bases teórico-práticas para cirurgiões que estão iniciando a atuação nessa área, visando familiarizar os alunos com pinças de energia, grampeadores laparoscópicos e sutura laparoscópica, com embasamento teórico e muita prática!

O curso conta com carga horária de 10 horas, divididas entre teoria, estações práticas, discussão de casos clínicos e Cirurgia laparoscópica ao vivo.

Programação

Programação

PROGRAMAÇÃO
07h30 – Apresentações alunos e Instrutores – Introdução: Visão Geral do curso / Restrições / Regras / Horários
08h00 – Aula Teórica 1: Aparelho de Laparoscopia: Dr. Dorival Gomide
09h00 – Prática na Lap BOX

10h00 – Coffee break

10h15 – Aula Teórica 2: Fios – Otávio Rompato – Wound Closure Rep
10h50 – Prática na Lap BOX
11h50 – Aula teórica 3: Pinças de energia – Grazielli Epifanio(Especialista de ginecologia)
12h30 – Prática na Lap BOX
13h30 – Almoço – (CIRURGIA AO-VIVO – Demonstração das técnicas apresentadas
16h00 – Aula teórica 4: Grampeadores – Dhiego Fayad – Marketing Ethicon
16h40 – Prática na Lap BOX

17h45- Encerramento

Objetivo

Objetivo

O curso foi idealizado para preparar, capacitar e familiarizar os alunos com pinças de energia laparoscópicas, grampeadores laparoscópicos e sutura laparoscópica, proporcionando assim maior segurança e aperfeiçoamento das habilidades nessa área.

Para isso, o aluno estará imerso em um ambiente com total infraestrutura, em módulos teóricos, práticos e cirurgia ao vivo, com carga horária total de 10 horas, nas quais terá acesso a todos os equipamentos demonstrados, podendo praticar em simuladores as técnicas apresentadas.

Público Alvo

Público Alvo

Residentes de Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Ginecológica e Estudantes de medicina do último ano

Coordenadores

Coordenadores

Dr. Dorival Gomide – Médico especialista em cirurgias ginecológicas minimamente invasiva, com experiência no tratamento da endometriose. Membro da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), da Sociedade Brasileira de Videocirurgia (SOBRACIL), Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE) e Advancing Minimally Invasive Gynecology Worldwide (AAGL – EUA).

Drª Simone Perales – Possui graduação em Medicina e residência médica em Cirurgia Geral pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC/UFTM). Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, com ênfase em Cirurgia Oncológica Abdominal e Cirurgia Hepatobiliopancreática. Residência médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo e em Cirurgia hepática e Transplantes de Fígado pela UNICAMP. Mestre em Ciências da Saúde pela UFTM e Doutoranda em Ciências da Cirurgia pela UNICAMP. Docente da disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no Grupo de Cirurgia do Fígado, Hipertensão Portal e Transplante Hepático da UNICAMP.

CERTIFICAÇÃO

CERTIFICAÇÃO
O MEC só autoriza cursos de Graduação e Pós-Graduação, já as secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio, cursos livres não se classificam como cursos de Graduação, Pós-Graduação ou Técnico profissionalizantes, esse curso é classificado como livre de atualização/qualificação.
Os cursos livres, que após a Lei N° 9.394 – Diretrizes e bases da educação nacional passaram a integrar a educação profissional, como profissional de nível básico, caracteriza-se pela modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.
Fonte: secretaria de Educação de São Paulo em:
Iniciar chat
Fale com a FRRB
Olá, seja bem-vindo(a) ao Centro de Treinamento do Hospital Vera Cruz! Como podemos te ajudar?