Carga Horária do Curso

505 Horas

Local do Curso

Rua Marechal Deodoro, 423, Campinas. São Paulo.

Próxima Turma

Entre com Contato com a FRRB

(19) 3734-3122 / (19) 3734-3196/ Whatsapp (19) 98611-6764
E-MAIL: [email protected]

Sobre o Curso

Sobre o Curso

A proposta do curso é proporcionar aos enfermeiros conhecimento teórico e treinamento de habilidades técnicas para uma assistência especializada a pessoas com os diferentes tipos de estomias, fístulas, drenos, cateteres, incontinências e feridas agudas ou crônicas de múltiplas etiologias, com uma ampla abordagem desde o pré-operatório, passando pelo trans-operatório, bem como pós-operatório imediato, mediato e tardio,  com foco na prevenção de lesões de pele, educação do paciente e sua família,  tratamento e reabilitação de pacientes em todas as áreas relacionadas a estomaterapia.

Módulos

Módulos
  • Desenvolvimento Profissional, metodologia de pesquisa, gestão e empreendedorismo em estomaterapia
  • Assistência especializada a pessoa com feridas de múltiplas etiologias, prevenção e tratamento de lesões de pele, tecnologias avançadas para o manejo de feridas
  • Assistência especializada a pessoa com estomias de alimentação, respiração, eliminação intestinal e urinárias, fistulas, dreno e cateres
  • Assistência especializada a pessoa com incontinência urinária e anal
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Módulo 1 (40 horas): Diretrizes Éticas da Estomaterapia do Brasil e No Mundo , Bioética e Humanização, Metodologia de Ensino, Metodologia de Pesquisa Científica, Gestão e Empreendedorismo em Estomaterapia;
  • Módulo 2 (90 horas): Assistência especializada à pessoa com estomias de alimentação, respiração, eliminação intestinal e urinárias, fístulas, dreno e cateteres;
  • Módulo 3 (90 horas): Assistência especializada à pessoa com incontinências urinária e intestinal;
  • Módulo 4 (90 horas): Assistência especializada à pessoa com feridas agudas e crônicas, de múltiplas etiologias, prevenção e tratamento de lesões de pele, tecnologias avançadas para o manejo de feridas;
  • Módulo 5 – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC – 35 horas): Atividade de orientação e desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso, com temas relacionados às áreas da estomaterapia, de acordo com as  preferências do aluno e relevantes para a sociedade.

Serão oferecidas 160 horas de atividades práticas, das quais 64 horas de atividades práticas em laboratório, durante o oferecimento do curso, para treino de habilidades, desenvolvimento de raciocínio clínico e julgamento crítico distribuídas de maneira equilibrada nas três áreas da estomaterapia ao longo do curso para, além de visitas técnicas a clínica de Oxigenoterapia Hiperbárica, de acordo com a seguinte organização preliminar:

  • Laboratório Estomias
  • Laboratório Incontinência
  • Laboratório Feridas

Graduação em enfermagem com no mínimo dois anos de experiência,  ter interesse na área de feridas, estomias ou incontinência. Preferencialmente com experiência clínica geral ou específica na área de Enfermagem/Estomaterapia.

O processo seletivo será composto conforme descrito abaixo:.

Etapa 1: INSCRIÇÃO ONLINE

Inscrição nesse site e pagamento da taxa de inscrição.

Etapa 2: ENVIO DO CURRÍCULO PROFISSIONAL

Para dar andamento ao processo seletivo, será necessário o envio do currículo contendo informações pessoais, acadêmicas e profissionais.

Etapa 3: ENTREVISTA

Após o recebimento do currículo entraremos em contato para agendar uma entrevista.

Etapa 4: RESULTADO

Você será contatado por e-mail com o resultado.

Etapa 5: MATRÍCULA

Inicio das aulas: 03/06/2022

O curso será oferecido em cinco módulos, com duração de 18 meses, com dois encontros mensais, dispostos da seguinte forma:

  • Aulas teóricas presenciais, oferecidas na primeira sexta-feira e primeiro sábado do mês das 8h00 às 18h00;
  • Aulas teóricas online ao vivo, transmitidas na terceira sexta-feira ao mês das 14h30 às 17h30 e das 19h00 às 21h00;
  • Atividades práticas em laboratório presencial durante o oferecimento do curso e Estágio clínico, oferecido em três semanas de imersão ao decorrer do curso;

Obs. O calendário será ajustado de acordo com os feriados que ocorrerem nos dias programados das aulas.

Serão realizadas 96 horas de estágio clínico, oferecidas em 3 semanas de imersão, previamente agendadas, durante o decorrer do curso, organizadas da seguinte forma:

  • Estágio Clínico Estomias
  • Estágio Clínico Incontinências 
  • Estágio Clínico Feridas 
  • 160 Horas de Atividade Prática;
  • 505 Horas Totais;
  • Inscrições realizadas ate 15/04/2022 receberão grátis o curso PICC;
  • Modelo híbrido com aulas presenciais e aulas online ao vivo;
  • Corpo docente altamente qualificado;
  • Estágio Clinico em Instituição de referência na área de estomaterapia;
  • Reconhecimento MEC.

Atividades Práticas

Atividades Práticas

160 horas de atividades práticas

  • Aulas práticas em laboratório para treino de habilidades, simulação realística e discussão de casos clínicos
  • Estágio clínico em ambulatórios, clinicas, hospitais, associações de pacientes e organizações não governamentais, em 3 semanas de imersão

Critérios Para Aprovação do Curso

Critérios Para Aprovação do Curso

Para aprovação e certificação do aluno será obrigatória frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista (tanto em teoria como em prática nos módulos do curso), além do aproveitamento de aprendizagem, aferido por processo global de avaliação, de no mínimo sete pontos e no Trabalho de Conclusão de Curso.

Ao final do curso o aluno com frequência de 100% em todas as atividades do curso e o aluno com melhor aproveitamento receberão um certificado de menção honrosa.

Reconhecimento pelo MEC.

Coordenador(es)

Coordenador(es)

Profª. Dra. Vanessa Abreu da Silva

Enfermeira Estomaterapeuta TiSOBEST, Enfermeira do Núcleo de Estomaterapia do HC-UNICAMP. MBA em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde pela FIPE e Hospital Alemão Oswaldo Cruz (2017). Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem Unicamp (2014). Mestre em Enfermagem pela UNICAMP (2010). Especialização em Estomaterapia pela UNICAMP (2007). Aprimoramento em Cuidados Intensivos pela FCM-UNICAMP (2004). Graduação em enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da UNICAMP (2002).

Enf. Adilson Wagner Costa de Oliveira Junior

Graduado em Enfermagem pela Universidade Paulista -Especialista em Estomaterapia pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp – Pós-Graduado em Administração Hospitalar pela Universidade São Camilo – Enfermeiro Pleno no Ambulatório de Especialidades do Hospital Vera Cruz Campinas – SP – Coordenador do NAE- Núcleo de Assistência em Estomaterapia do Hospital Vera Cruz em Campinas – SP – Enfermeiro Estomaterapeuta na Atenção Domiciliar – Empresa EED – Enfermagem Especializada Domiciliar em Campinas – SP.

Iniciar chat
Fale com a FRRB
Olá, seja bem-vindo(a) ao Centro de Treinamento do Hospital Vera Cruz! Como podemos te ajudar?
FRRB - popups - Especializacao Enfermagem em Estomaterapia