Carga Horária do Curso

ATCN – 20 horas

Local do Curso

Rua Marechal Deodoro, 423, Campinas. São Paulo.

Material Didático Incluso

Livro encaminhado após a confirmação da inscrição, com pelo menos 30 dias de antecedência do curso.

Entre com Contato com a FRRB

(19) 3734-3122 / (19) 3734-3196/ Whatsapp (19) 9 9213-2429
E-MAIL: [email protected]

Próximas Turmas

Próximas Turmas

do curso ATCN

Sobre o Curso

Sobre o Curso

Advanced Trauma Care for Nurses é um curso avançado de trauma desenvolvido pela Society of Trauma Nurses (STN), dos Estados Unidos, destinado a enfermeiros interessados em aumentar seu conhecimento e aperfeiçoar suas habilidades no atendimento do doente traumatizado.O Curso ATCN é ministrado em parceria com o Programa Advanced Trauma Life Support (ATLS) e conta com o suporte do Comitê de Trauma do American College of Surgeons (COT ACS).

É um curso de imersão de 20 horas divididas em dois dias de atividades. Possui aulas teóricas interativas e atividades práticas com manequins artificiais e humanos simulados.

Carga Horária: 20 horas

Objetivo

Objetivo

Todas as estações práticas são baseadas em cenários interativos em que os alunos simulam o atendimento do doente traumatizado. Essas estações práticas permitem aos alunos colocarem em prática o que aprenderam nas aulas teóricas e no manual do ATLS e ATCN.

Os enfermeiros participantes recebem tanto o Manual do Aluno ATCN quanto o Manual do Aluno ATLS. Todos os participantes recebem o certificado da Society of Trauma Nurses e aqueles que são aprovados recebem também o cartão que os certifica por 4 anos. O conteúdo do curso e os manuais são atualizados a cada 4 anos.

É imprescindível que a inscrição seja realizada, no mínimo, 30 dias antes da realização do curso para que o estudante receba o material didático e possa se preparar para o curso.

Temas Abordados

Temas Abordados
  • Avaliação e Atendimento Iniciais
  • Tratamento da Via Aérea e da Ventilação
  • Choque
  • Trauma de Tórax
  • Trauma Abdominal e Pélvico
  • Trauma Craniencefálico
  • Trauma Vertebromedular
  • Trauma Musculoesquelético
  • Trauma nos Extremos de Idade
  • Lesões Térmicas
  • Trauma na Gestante e Violência Doméstica
  • Transferência para o Tratamento Definitivo
  • Atendimento de Doente Simulado
  • Discussão dos Cenários de Triagem

Todas as estações práticas são baseadas em cenários interativos em que os alunos simulam o atendimento do doente traumatizado. Essas estações práticas permitem aos alunos colocarem em prática o que aprenderam nas aulas teóricas e no manual do ATLS e ATCN.

Público-alvo

Público-alvo

Enfermeiros  de todas as especialidade

Material Didático

Material Didático

Livro (encaminhado após a confirmação da inscrição, com pelo menos 30 dias de antecedência do curso.

Após a inscrição ser efetivada o aluno poderá retirar o material no endereço do Centro de Treinamento do Hospital Vera Cruz – na Rua Marechal Deodoro, 423 ou optar pelo envio via sedex com curso adicional de 60,00

Horário & Local

Horário & Local
  • 08:00h às 18:00h
  • Centro de Treinamento do Hospital Vera Cruz

Coordenação

Coordenação

Cristiane Domingues
Enfermeira pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2003). Mestre em Enfermagem na Saúde do Adulto e Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto (PROESA) da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2008 e 2013, respectivamente). Tem experiência em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Educação em Enfermagem e Educação Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: urgência e emergência, trauma, atendimento ao traumatizado, atendimento pré-hospitalar, gestão, programa de melhoria de qualidade, índices de gravidade de trauma, implementação de centros de trauma, treinamento, metodologias ativas de ensino, habilidades médicas e simulação. Atualmente é Consultora na empresa All Trauma, Diretora do Programa Advanced Trauma Care for Nurses (ATCN) no Brasil e na América Latina, membro do Conselho Internacional da Society of Trauma Nurses (STN), membro do Conselho Administrativo da Sociedade Panamericana de Trauma (SPT), membro da Diretoria do Comitê de Trauma Brasileiro do Colégio Americano de Cirurgiões e Coordenadora do Núcleo de ATLS do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.

Mídia

Mídia